Líder do PCP defende aumento da oferta de transporte público em Braga

O crescimento da população bracarense deve ser acompanhado pelo reforço da rede de transportes públicos. O argumento é do secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP), que visitou esta sexta-feira as instalações dos Transportes Urbanos de Braga (TUB).
Na última década, de acordo com o Censos 2021, houve um aumento de 11.839 cidadãos no concelho. Nesse sentido, Jerónimo de Sousa propõe “políticas estruturais”, particularmente no setor dos transportes, como o aumento do número de autocarros e de comboios, para que se atinja “um caminho de progresso”.
Num discurso feito junto à oficina dos TUB, Jerónimo de Sousa destacou a importância do Programa de Apoio à Redução Tarifaria nos transportes públicos, que entrou em vigor em 2019, após proposta do PCP na Assembleia da República.
Ainda assim, considera que, no caso de Braga, há aspetos a melhorar. Como tem vindo a ser defendido por Bárbara Seco de Barros, candidata à Câmara Municipal de Braga, o líder dos comunistas alerta para a importância de reduzir o valor do bilhete unitário dos TUB para quem utiliza a atual Coroa 2 (a antiga Coroa 3).
Noutra perspetiva, Jerónimo de Sousa lamenta “a ausência de indemnizações compensatórias” à empresa muncipal. “Existe um esforço tremendo em recuperar viaturas, de forma a que continuem a funcionar. É tempo do governo se responsabilizar”, alerta.
