Licenciatura Europeia em Mediação pode ser uma realidade em 2024

A Universidade do Minho poderá contar com uma licenciatura europeia em Mediação a partir de 2024. A convicção é da investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e docente da Escola de Educação, Ana Maria Silva.

Esta quarta e quinta-feira, a academia minhota recebe o Congresso Internacional que irá versar sobre a construção do plano de formação desta licenciatura europeia. No total serão cerca de 130 os participantes de diferentes áreas oriundos de oito países como o Brasil, Tunísia, Alemanha, Espanha, França, Itália, Luxemburgo e Portugal. A iniciativa está inserida no projeto europeu LIMEdiat, financiado pelo programa Erasmus+.

No seio da comunidade europeia, segundo Ana Maria Silva, não existe uma licenciatura dedicada a esta problemática. O único exemplo conhecido está sediado na Argentina. A responsável acredita que será possível apresentar uma proposta em outubro de 2023, altura em que o plano de formação deverá estar finalizado. A docente da academia minhota alerta também para a necessidade de as Agências de Acreditação reconhecerem esta formação ao nível do primeiro ciclo como vantajosa.

Para a investigadora a construção desta licenciatura europeia está a ser feita numa lógica de “bottom up” (de baixo para cima), ou seja, tendo em conta as opiniões de diferentes agentes nesta criação.

Estão previstas três mesas redondas, duas conferências, apresentações de posters, comunicações livres simultâneas e momentos culturais. O congresso decorre em formato híbrido e com tradução simultânea em português, espanhol, francês e inglês.

A sessão de abertura está agendada para as 9h30 e contará com a presença da para o Desenvolvimento Europeu e Internacional do Conservatoire National des Arts et Métiers (França), Carmen Branescu, a vereadora para a Educação e Coesão Social do Município de Braga, Carla Sepúlveda, a pró-reitora para a Comunicação Institucional da UMinho, Teresa Ruão, e a coordenadora do LIMEdiat, Ana Maria Silva.

O secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Jorge Costa, participa na sessão de encerramento, prevista para quinta-feira, às 16h00, a par da vice-reitora para a Educação e Mobilidade Académica da UMinho, Filomena Soares, e da diretora do CECS, Madalena Oliveira.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv