Lay-off na Bosch preocupa presidente de câmara e todas as forças políticas

O presidente da Câmara Municipal de Braga reúne esta terça-feira com a Bosch Braga para se inteirar dos problemas que levaram ao lay-off e perceber o ponto de situação. João Rodrigues assume preocupação, uma vez que se trata de um grande empregador do concelho. A indicação foi deixada esta segunda-feira, no período antes da ordem do dia da primeira reunião de executivo municipal, e depois da questão ter sido levantada pelas forças da oposição que se manifestam apreensivas com a situação.
O primeiro a mencionar o tema foi o vereador Rui Rocha, da Iniciativa Liberal. “É uma preocupação evidente. Sabemos que há uma consequência direta, que são os trabalhadores da Bosch, mas sabemos também que há um ecossistema que depende da atividade da Bosch e, portanto, poderemos estar aqui perante consequências que vão bem para lá daquilo que são as consequências diretas nos trabalhadores da Bosch”, evidenciou. O vereador defende que “a monitorização da situação é uma responsabilidade do município” e garante que o tema continuará a ser acompanhado com atenção.
Recorde-se que a multinacional está em lay-off desde este mês de novembro e assim poderá continuar até abril de 2026 abrangendo cerca de 2500 trabalhadores em Braga.
A empresa refere “ajustes no tempo de produção e de trabalho devido à escassez de componentes”, notando que as alterações na política de comércio externo estão a afetar a cadeia global de fornecimento e que mantém contacto com a Nexperia, um dos fornecedores de componentes eletrónicos, bem como com clientes e subfornecedores.
Em atualização
