Largo do Paço acolhe nova Casa do Conhecimento da UMinho

A Universidade do Minho inaugura, esta tarde, a Casa do Conhecimento do Largo do Paço. Trata-se de uma ação no sentido de “abrir as portas ao território” que acolhe o campus da academia minhota. Atualmente, a Rede é composta por nove casas do conhecimento.
Na cerimónia de inauguração, que vai decorrer no Largo do Paço, estará presente o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, a vice-reitora para a Cultura e Sociedade, Manuela Martins, e o diretor da Casa do Conhecimento da UMinho, José Gabriel Andrade.
Para o diretor, este é um projeto “não da universidade do futuro, mas sim da universidade atual”. Esta unidade cultural será simultaneamente um espaço físico e virtual, de modo a assegurar a ligação e interação entre as casas de Vila Verde, Paredes de Coura, Vieira do Minho, Fafe, Boticas, Montalegre, Trofa, Ponte da Barca e Valongo. Em conjunto, a rede tem vindo a trabalhar a “aproximação, interação e diálogo com a comunidade”.
José Gabriel Andrade encara este novo desafio como uma oportunidade de fazer parte de um “laboratório vivo”, sendo que através da auscultação da comunidade será possível implementar mudanças, nomeadamente, no ensino.
A inauguração vai contar com um debate que juntará os representes das Casas do Conhecimento, os conselheiros consultivos, os representantes das Unidades Orgânicas de Ensino e Investigação da UMinho e o reitor e vice-reitora da UMinho. A intenção é refletir sobre o tema “Universidade e Comunidade”.
