S. Geraldo estará “ao dispor da população no próximo ano”

O presidente da Câmara de Braga assegura que a obra no S. Geraldo estará concluída no próximo ano. O projecto, frisou Ricardo Rio, “ficará concluído nos próximos meses e em condições de ser concursado”, até ao final do ano, uma vez que “se encontra apenas numa fase de desenvolvimento de especialidades e de algumas dimensões mais técnicas”.
Esta segunda-feira, na reunião do executivo municipal, o vereador do Partido Socialista (PS) confrontou a maioria com o valor da renda que está a ser paga à Arquidiocese de 12 mil euros mensais, “por um espaço que não está a ser utilizado”. “Nas nossas contas, são já 15 meses de rendas, um valor que ascende a 200 mil euros”, acrescentou o socialista.
Para o presidente da Câmara de Braga esta é “uma falsa questão”. “O valor final da renda não foi aplicado desde o início da mesma forma. Houve uma subida gradual do valor da renda. Ninguém podia esperar que o proprietário do edifício só cobrasse a renda depois do projecto concluído”, explicou Ricardo Rio.
Recorde-se que a Câmara de Braga vai criar no antigo cinema S. Geraldo, propriedade da Arquidiocese, um Media Arts Center, tornando o local “pedra angular” nas candidaturas a cidade criativa da UNESCO e Capital Europeia da Cultura. “No próximo ano o equipamento estará ao dispor da população”, depois de concluídos os processos concursais e o visto do Tribunal de Contas, frisou ainda o autarca.
Artur Feio apelou ainda à autarquia para fazer a obra “com calma”, para evitar “falhas, como as que aconteceram com o Altice FORUM Braga ou o Mercado Municipal”. “O Município tem competências para desenvolver estes projectos, não tem é vontade política de os fazer”, disse ainda o vereador do PS.
