Juntos por Guimarães sugere apoio extraordinário aos clubes do concelho

A coligação Juntos por Guimarães (PSD/ CDS-PP) propôs, na reunião de Câmara desta segunda-feira, um programa de apoio extraordinário ao desporto concelhio. Segundo o vereador do PSD, Ricardo Araújo, muitos clubes e associações desconhecem ainda a forma como devem retomar a actividade desportiva. “Dos que decidiram retomar, alguns decidem de uma forma, outros de outra”, apontou.
Ricardo Araújo sugere que a autarquia, em articulação com as autoridades de saúde locais, apoie os clubes na definição dos melhores planos de contingência.
A nível nacional, disse o vereador da oposição, “este tem sido um sector relegado para segundo plano e com ausência de respostas”, mas a nível local destaca-se a sua “importância” e o “investimento” realizado pela autarquia ao longo dos últimos anos.
Além disso, o social democrata lembrou que a pandemia tem criado “enormes dificuldades ao nível financeiro, logístico e das infraestruturas”. Por isso mesmo, acrescentou, “a Câmara devia reivindicar junto do Governo o apoio ao sector” e ela própria “suportar alguns custos”, como sendo “o das incrições dos atletas, auxiliar ao nível dos exames médicos desportivos e equacionar medidas ao nível dos custos de aluguer de infraestruturas municipais”. “Há a necessidade urgente de a autarquia olhar para o desporto como tem olhado para outros sectores, nomeadamente a Cultura”, frisou.
Na resposta, o vereador do Desporto, Ricardo Costa, assume que “não há efectivamente uma orientação no âmbito da saúde”, acrescentando que “o município pode fazer pressão, mas não pode legislar”.
O responsável pelo pelouro do Desporto destaca ainda “a confiança, dos pais e do clube, e o receio do que pode vir a acontecer”, mas assegura que tem acompanhado e visitado os clubes e associações para “perceber que de forma poderá haver colaboração”.
