Junta S. Victor cria banco de doação de bicicletas

É possível, a partir desta terça-feira, doar bicicletas inutilizadas na Junta de Freguesia de S. Victor, que serão depois restauradas para o uso da população. A freguesia, em conjunto com a associação Braga Ciclável, e no assinalar do Dia Europeu Sem Carros, anunciou a criação de um banco de bicicletas.
“Este banco sugere às pessoas que nos façam a doação daquelas bicicletas – paradas, velhas ou estragadas – que têm na garagem. Depois nós, através dos voluntários da cicloficina da Braga Ciclável, recuperamos essas bicicletas que estarão depois à disposição da freguesia”, esclarece à RUM Ricardo Silva, presidente da Junta de S. Victor.
As bicicletas podem ser doadas durante os dias úteis na Junta de S. Victor e, após restauradas, utilizadas por todos, mediante o preenchimento de uma ficha com dados pessoais. “A ideia aqui é que a pessoa que precise de ir ao centro da cidade ou à Universidade venha à freguesia e peça a bicicleta, podendo andar com ela durante um ou dois dias”, explica Ricardo Silva, enaltecendo que a freguesia vai entregar alguns dos velocípedes a famílias carenciadas da freguesia.
“No caso de haver agregados familiares que estejam sinalizados pela freguesia como tendo carência financeira podem ser atribuídas uma ou mais bicicletas”.
As bicicletas restauradas estarão à disposição de todos os interessados, não sendo obrigatória a residência em São Victor. Os velocípedes também não terão qualquer dispositivo de localização mas a Junta acredita no senso comum dos utilizadores. “É um acto de bondade que nós temos, acreditamos que estamos a contribuir para uma melhor cidadania, e depositamos a confiança no próprio utilizador, tendo a salvaguarda na recolha de dados de quem usa a bicicleta”, completa Ricardo Silva.
