Junta de São Vicente assume manutenção total das escolas em 2023

A Junta de Freguesia de São Vicente vai assumir a responsabilidade total da manutenção das escolas instaladas nesta área a partir do próximo ano. A medida vai constar no próximo orçamento da junta de freguesia para 2023, assumiu na última noite, aos microfones da RUM, o autarca Daniel Pinto, que entende que esta delegação deve acontecer de forma gradual e ponderada.


Em entrevista ao Campus Verbal, o presidente de junta alerta para a necessidade de trabalhar estas transferências de competências com as devidas ressalvas. Daniel Pinto refere que a disponibilidade para receber mais competências “existe”, mas deve acontecer de forma “gradual” para que não fuja às suas capacidades. 

A junta de freguesia já assumia parte da manutenção dos edifícios escolares, mas vai reforçar essa competência, ponto de partida de um processo longo que deve obedecer a um conjunto de critérios, defende. “No próximo orçamento já vamos assumir a totalidade da manutenção destes edifícios”, revela, antecipando “mais competências”, nomeadamente a manutenção do mobiliário urbano e de parques infantis num futuro próximo. No entanto, para isso a junta de freguesia vai ter de se adaptar ao nível de recursos humanos, além de se exigir nesta medida, uma transferência de verbas adequada à resposta que se pretende. “Acelerar a resposta é importante”, ainda que Daniel Pinto avise que a delegação de competências deva ser uniforme pelas freguesias urbanas para evitar que o espaço público seja “descaraterizado”.

Presidência de Proximidade ajuda no processo de correção de problemas identificados pelos moradores

Ao cabo de um ano de mandato, a Junta de Freguesia de São Vicente já colocou em prática a “Presidência de Proximidade”, medida que implica, até finais de 2023, ações de contacto com a população residente, de dois em dois meses. Nestes encontros em diferentes pontos da freguesia, os moradores são desafiados a fazer um ponto de situação, dando nota de algumas necessidades identificadas que carecem de resposta por parte da junta de freguesia ou do próprio município. “Também é nosso papel aproximarmo-nos da população. Muitas vezes as pessoas sentem uma barreira em dirigir-se às juntas de freguesia. Sentimos que era importante ir ao encontro dos vicentinos. São Vicente tem várias centralidades habitacionais e, mês sim, mês não, vamos auscultar a população. Entendemos as reivindicações, explicamos o nosso papel num trabalho articulado com o município para que se encontrem soluções. Tem sido muito positivo”, constata o responsável autárquico.

De acordo com os dados recolhidos nos últimos censos, a Junta de Freguesia de São Vicente contabiliza atualmente cerca de 14 mil habitantes.

(Em atualização)

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
O Baile dos Bombeiros
NO AR O Baile dos Bombeiros
00:00 / 00:00
aaum aaumtv