Júlia Vale abandona responsabilidades sindicais para dedicação total ao jardim-de-infância

Júlia Vale, Coordenadora Regional da Educação Pré-Escolar (EPE) do Sindicato de Professores do Norte e Coordenadora Nacional da Educação Pré-Escolar da EPE da FENPROF, deixou as suas responsabilidades sindicais para se dedicar a tempo inteiro ao jardim de infância onde é educadora. “Foram muitos anos dedicados à causa”, começa por dizer, garantindo que não vai deixar de participar nas iniciativas promovidas pelo sindicato.
“Não há uma motivação especial, apenas a vontade de regressar”, conta à RUM. “Era o momento para regressar a tempo inteiro à escola. Há nove anos a esta parte tinha decidido que tinha que regressar à escola nem que fosse um dia. A escola é o meu aquário e decidi que era o momento de fazer a opção”, explica.
Com dez anos de profissão pela frente, Júlia Vale diz que “há um tempo para tudo”, estando certa que enquanto dirigente sindical deu o seu contributo “na luta que deve existir na defesa dos direitos dos profissionais da educação”.
Na hora da despedida, assume que as coisas positivas “suplantaram as outras”. “Saio com a sensação clara de dever cumprido. Fiz tudo o que estava ao meu alcance para contribuir para uma melhor educação em Portugal, tudo o que estava ao meu alcance para que a educação pré-escolar fosse dignificada e acho que consegui que isso acontecesse também pela minha intervenção”, reconhece. Júlia Vale lembra o colectivo, referindo o apoio de dirigentes, sócios do sindicato e outros que não sendo sócios também acreditaram.
Com uma grande expectativa em relação ao que aí vem, Júlia Vale assume estar “extremamente animada” pelo regresso a tempo inteiro à escola.
Recorde-se que durante vários anos Júlia Vale foi também cronista na RUM.
