Jovem Orquestra de Famalicão actua na Casa das Artes e no Parque da Devesa

A iniciativa junta 67 músicos entre os 15 e os 30 anos.

A segunda edição da Jovem Orquestra de Famalicão culmina com três concertos entre sexta-feira e domingo. Este ano, o estágio de orquestra sinfónica promovido pela Câmara Municipal reúne 67 jovens músicos.

A iniciativa contou com mais de 100 candidaturas. Em declarações à RUM, José Eduardo Gomes, director artístico do projecto, explica que o objectivo passa por “premiar e juntar instrumentistas entre os 15 e os 30 anos oriundos de Vila Nova de Famalicão ou que tenham estudado no concelho”.

Em relação ao número total de jovens que integra a Jovem Orquestra , cerca de um terço estuda ou trabalha no estrangeiro. Um deles é a clarinetista Patrícia Sá Duarte, que frequenta a Escola de Música de Basileia, na Suíça. 


A instrumentista de 21 anos refere que “toda a gente está super empenhada no sentido de fazer desta iniciativa mais do que um projecto académico, tornando-o o mais profissional possível”. “O grande desafio é trabalhar a fundo as peças e, num curto espaço de tempo de três dias de ensaio, preparar três concertos”.


Vencedor do primeiro prémio do European Union Conducting Competition, concurso internacional de direcção de orquestra que se disputou em Sófia, na Bulgária, em Janeiro, José Eduardo Gomes adianta que vão ser interpretadas três obras: ‘Abertura Fantasia Romeu e Julieta’, de Piotr Ilitch Tchaikovsky, ‘Noturno’, de António Fragoso e a ‘Sinfonia nº 5’, de Ludwig van Beethoven. 


“Queremos também fazer uma homenagem numa altura em que se celebram os 250 anos do nascimento de Beethoven”, refere o maestro.

À imagem de José Eduardo Gomes, Patrícia Sá Duarte é natural de Vila Nova de Famalicão. Por isso, reconhece que é “sempre bom voltar em casa”. “É bom ter projectos deste género. É importante quando, no meio da formação, conseguimos regressar e ter este tipo de oportunidades”, afirma a clarinetista.

Os jovens músicos actuam esta sexta-feira, às 21h30, e no domingo, às 17 horas, no grande auditório da Casa das Artes. Para sábado, às 18 horas, está previsto um concerto no Parque da Devesa, inserido na programação do Anima-te. A entrada é gratuita, mas está limitada à lotação dos espaços.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sara Pereira
NO AR Sara Pereira A seguir: Carolina Damas às 17:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv