José Ramos-Horta é o novo Doutor Honoris Causa da UMinho

A Universidade do Minho atribui, hoje, o doutoramento honoris causa em Ciência Política e Relações Internacionais a José Ramos-Horta, Presidente da República de Timor-Leste.

José Manuel Ramos-Horta, nasceu a 26 de dezembro de 1949, em Díli, Timor.

Foi um dos principais atores internacionais da causa timorense durante a ocupação indonésia, servindo como porta-voz nas Nações Unidas e em diplomacia internacional.

Recebeu o prémio Nobel da Paz em 1996, pela defesa dos direitos humanos e de uma solução pacífica para o conflito iniciado com a invasão de Timor pela Indonésia. Após a restauração da independência do país em 2002, Ramos-Horta foi ministro dos Negócios Estrangeiros no Governo de Timor-Leste (2002-2006), primeiro-ministro entre 2006 e 2007, e, depois, Presidente da República, entre 2007 e 2012. Na eleição de 2022, regressou à presidência  da República, com cerca de 62,09% dos votos na segunda volta, derrotando o então presidente Francisco Guterres. Nos últimos anos, Ramos-Horta tem se destacado pela preocupação com a corrupção, o fortalecimento institucional e os desafios económicos de Timor-Leste

A Universidade do Minho vai atribuir-lhe o doutoramento honoris causa em Ciência Política e Relações Internacionais. Após o tradicional cortejo académico, a sessão prevê uma intervenção de saudação pelo professor Luís Aguiar-Conraria e o “elogio ao candidato” pela professora Isabel Estrada Carvalhais, ambos da Escola de Economia, Gestão e Ciência Política (EEG), proponente desta homenagem em conjunto com o reitor da UMinho. Segue-se, então, o cerimonial de atribuição do título de doutor honoris causa a José Ramos-Horta.

A UMinho destacou o seu papel “na defesa dos direitos humanos e da autodeterminação dos povos, bem como pela sua extraordinária contribuição para a independência, a paz e a democracia em Timor-Leste”.

A cerimónia está agendada para as 11h00, no salão medieval da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga, com transmissão no YouTube, e contará com a presença do Presidente da República Português, Marcelo Rebelo de Sousa.


Ramos-Horta participou na aula aberta “Diálogos com o Presidente de Timor-Leste”


José Ramos-Horta participou, esta segunda-feira, na aula aberta “Diálogos com o Presidente de Timor-Leste”, realizada no auditório B1 do Complexo Pedagógico II, no campus de Gualtar. Nesta sessão, o Chefe de Estado partilhou com a comunidade académica memórias do seu percurso político e da relação histórica entre Timor-Leste e Portugal, destacando também a ligação à Universidade do Minho, que conta atualmente com vários estudantes timorenses.

A visita do Presidente incluiu ainda a assinatura do Livro de Honra da Escola, um momento simbólico que reforça o prestígio institucional da EEG e a sua ligação a personalidades de relevo internacional.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
MundoMix
NO AR MundoMix A seguir: Connected às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv