José Luís Carneiro apela ao debate para esclarecer “propostas que ferem valores constitucionais”

José Luís Carneiro assume que a eleição dos seis deputados socialistas pelo distrito de Braga não era o resultado que esperava, mas respeita a decisão dos eleitores.

Em entrevista à RUM, o cabeça de lista do PS garante que “todas as propostas políticas apresentadas ao distrito serão cumpridas no desempenho de funções na Assembleia da República, procurando acompanhar o trabalho do futuro Governo para dar seguimento aos investimentos em curso em Braga”.

“Em relação aos resultados eleitorais, gostávamos de ter tido uma maior representação política do distrito, mas essa não foi a vontade dos cidadãos e temos que respeitar”, afirmou.

O socialista garante que o grupo parlamentar vai “procurar olhar para as ideias e para as propostas em função do interesse das pessoas e do país”. Nesse sentido, “sempre que as propostas sejam boas para a vida das pessoas e do país”, o PS “deve viabilizar essas propostas”. “Não devemos ser contra as propostas, porque elas vêm de outros quadrantes políticos”, acrescentou, ainda que, no seu entender, “as propostas do PS são mais sólidas e têm provas dadas no modo como Portugal se tem colocado ao nível dos países que hoje apresentam melhores indicadores de desenvolvimento”.

Braga foi o distrito onde a taxa de abstenção foi mais baixa. José Luís Carneiro fala de “uma vitória da democracia”. “Sentimos que há partidos que apresentam propostas que, no nosso entendimento, ferem, em vários aspetos, os valores constitucionais e ferem, do meu ponto de vista também, a própria dignidade do ser humano”, atirou. Por isso mesmo, o socialista diz ser necessário “continuar a aprofundar a informação, o esclarecimento e o debate tão amplo quanto possível”. “O grande desafio que temos pela frente é o desafio da qualidade da vida democrática”, disse ainda.

Os seis deputados eleitos pelo PS, em Braga, vão bater-se, no Parlamento, por “garantir o acompanhamento para a boa execução do Plano de Recuperação e de Resiliência no distrito, acompanhar os investimentos que estão previstos para na área da saúde e da educação, seja para estruturas de urgência hospitalar ou para o planeamento relativo ao futuro concurso do Hospital de Barcelos, bem como garantir a recuperação de 27 escolas básicas e secundárias”.

O Partido Socialista elegeu, em Braga, seis deputados, perdendo três mandatos para o Chega, que passou de um a quatro representantes. A AD elegeu os mesmos oito deputados e a Iniciativa Liberal um. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Pérola Negra
NO AR Pérola Negra A seguir: O Baile dos Bombeiros às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv