Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico com maior número de inscrições de sempre

Arrancam esta segunda-feira as Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico, organizadas pela Universidade do Minho (UMinho) com a Universidade de Aveiro (UA). A 7ª edição regista o maior número de inscrições de sempre, com mais de 3.400.
O programa desenvolve-se inteiramente online e junta 21 instituições de ensino portuguesas. “Vai consistir num conjunto de formações destinadas a docentes do ensino superior público e privado”, explica Manuel João Costa, Pró-Reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação pedagógica. O objetivo “é criar oportunidades de formação e desenvolvimento pedagógico dos docentes, procurando melhorar as aprendizagens dos estudantes”.
O programa, que decorre até 16 de setembro, conta com 37 sessões. A promoção do pensamento crítico e criativo, o b-learning e a aprendizagem cooperativa são alguns dos temas que serão abordados. “São muito variados, desde metodologias para tornar as aulas mais interativas, a questões relacionadas com a avaliação ou com a motivação dos estudantes”, detalha.
Manuel João Costa dá conta da necessidade de “promover a capacitação dos docentes portugueses”, que considera ser “fundamental para a qualidade do ensino”. “Ao contrário de outros países onde existem estruturas nacionais de formação de docentes do ensino superior, Portugal ainda não deu esse passo e com esta iniciativa estamos a anteciparmos um pouco a esse processo”, considera.
“Há neste momento a necessidade premente de trazer o mundo digital para o mundo presencial”, refere. “Queremos que isto aconteça pelas mãos dos nossos docentes, pela maneira como planificam os cursos, como lecionam as aulas, como desenham os processos de avaliação, o objetivo destas jornadas é contribuir justamente para a capacitação dos nossos docentes”, realça.
