Jogos Olímpicos com três atletas de Braga à procura de medalhas, finais e recordes pessoais

Com objetivos distintos mas tendo a convicção de fazer o melhor possível por Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Foi esta a promessa deixada hoje pelo canoísta Emanuel Silva e pelos nadadores Tamila Holub e José Paulo Lopes, os três representantes de Braga na competição olímpica que inicia no dia 23 deste mês.
Os atletas foram hoje recebidos no salão nobre do município pelo presidente da Câmara, Ricardo Rio, tendo-lhes sido entregue um prémio de participação nos Jogos Olímpicos no valor de 3 mil euros e uma bandeira do município.
No final da cerimónia de receção, os atletas manifestaram diferentes ambições, sendo que a maior está do lado do canoísta Emanuel Silva, que assumiu a vontade de trazer uma medalha, já depois da conquista de prata em Londres 2012. O atleta de 35 anos vai competir em K4 500 metros, em conjunto com os colegas João Ribeiro, Messias Baptista e David Varela.
“Temos de ser realistas e assumir que somos candidatos. Ninguém, mais do que nós, quer uma medalha”, vincou Emanuel Silva, recordando, além da prata em Londres, o seu sétimo lugar conquistado em Atenas 2004, o décimo em Pequim 2008, e o quarto no Rio de Janeiro 2016.
Já no caso da nadadora Tamila Holub, que representou Portugal em 2016 e compete este ano nos 900 e nos 1500 metros livres, reconheceu o desejo de chegar a “uma final”.
“As expetativas estão claramente mais elevadas do que nos Jogos anteriores. O objetivo já não é participar, é lutar por uma final”, garantiu a atleta do SC Braga de 22 anos, acrescentando a vontade de chegar ao “nível” de atletas como Alexis Santos e Alexandre Yokochi, os mais bem sucedidos da natação nacional nos Jogos Olímpicos.
Além de Tamila Holub e Emanuel Silva, a cidade bracarense estará representada em Tóquio com o jovem nadador José Paulo Lopes, que se vai estrear nos Jogos Olímpicos. Aos 20 anos, o atleta, que irá competir em 800 metros livres e, possivelmente, em 400 estilos, tem o objetivo de “desfrutar ao máximo” a experiência dos Jogos e “tentar superar os recordes pessoais”.
Já o presidente da Câmara, Ricardo Rio, congratulou a presença dos três atletas nos Jogos Olímpicos, ressalvando que o município ainda poderá estar representado por atletas do andebol, através do ABC, e nos Jogos Paralímpicos, com o atleta de boccia José Carlos Macedo.
