Jogos Olímpicos. Braga teve a maior representação de sempre num desporto coletivo

Foi a maior representação bracarense de sempre num desporto coletivo nos Jogos Olímpicos. André Gomes, Fábio Magalhães e Humberto Gomes representaram Braga, e Portugal, nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, naquela que foi a primeira presença da seleção nacional. De acordo com os dados do Município, a cidade dos arcebispos contou na edição de 1996, em Atlanta, com um atleta na seleção de futebol.
Esta tarde, os atletas foram recebidos pelo presidente do Município de Braga, Ricardo Rio, e pela vereadora do desporto, Sameiro Araújo, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Aos jornalistas, o edil frisou a importância de três atletas bracarenses estarem entre a elite do desporto mundial, o que acaba por estimular os mais jovens para a prática desportiva.
Durante a cerimónia simbólica em que os atletas receberam a bandeira do Município de Braga, a vereadora com a pasta do desporto, sublinhou o papel fundamental do ABC no desenvolvimento de novos talentos na modalidade.
Para o presidente da autarquia, o facto de Braga ter sido Capital Europeia do Desporto em 2018, aumentou a qualidade e ecletismo.
André Gomes, Fábio Magalhães e Humberto Gomes querem estar presentes em Paris 2024.
A ambição é comum aos três bracarenses que fizeram história por Portugal, apesar de terem falhado o principal objetivo, que era ultrapassar a fase de grupos no Jogos Olímpicos. Contudo, todos recordam uma experiência “fantástica”.
Humberto Gomes, guarda-redes com 43 anos, garante que os Jogos foram “a cereja no topo do bolo” na sua carreira. Não esconde que tem o “duplo sonho” de ver Portugal qualificado para Paris 2024 e, com 46 anos, repetir a experiência, sendo que a concorrência será “gigantesca”, devido à entrada de vários jovens na modalidade. “Vou fazer de tudo para lá estar”, assegura.
Do lado de Fábio Magalhães reina o sentimento de “missão cumprida”, visto que os mais jovens, principalmente do concelho, têm exemplos de sucesso de que é possível sonhar ao mais alto nível. Aos 26 anos, o lateral esquerdo refere que o foco, a partir de agora, passará por “manter o rendimento”.
Jorge Gomes esteve presente em representação do filho, André Gomes, que está na Alemanha onde alinha pelo MT Melsungen. Jorge não escondeu o orgulho na prestação do filho. Aos jornalistas, destacou o grande trabalho feito na modalidade, o que o leva a acreditar que Portugal estará em Paris.
