PSP atribui “risco elevado” aos jogos da Final Four da Taça da Liga

A cidade de Braga vai acolher três jogos de risco elevado em menos de uma semana. A operação de segurança planeada para a Final Four da Taça da Liga foi apresentada esta segunda-feira, no Estádio Municipal.
As zonas destinadas aos adeptos nas imediações do recinto desportivo entram em funcionamento a partir das 16h30, enquanto as portas abrem às 17h45, duas horas antes do jogo começar.
Os adeptos do SC Braga e do FC Porto, que jogam na condição de visitados na terça e quarta-feira, respectivamente, são aconselhados a dirigir-se para o estádio através da Rua S. Martinho. No caso dos portistas, à saída da auto-estrada, devem deslocar-se rumo a Braga Centro, em direcção à Avenida Dr. António Macedo. Após o túnel da estação, a saída é feita pela direita. À chegada ao estádio, está previsto os apoiantes do SC Braga e do FC Porto concentrarem-se na zona poente.
Já os adeptos do Sporting e do Vitória SC reúnem-se na zona nascente. Em relação ao percurso, à saída da auto-estrada, devem seguir Braga Sul, em direcção à Avenida Miguel Torga, passando depois em frente ao Braga Parque. Antes do Nó de Infias, saem para a variante do Cávado, tomando a direcção do Estádio Municipal pela Avenida Olímpica.
Operação de segurança semelhante à dos anos anteriores
A directora-executiva de Competições da Liga Portugal apela aos adeptos que se “desloquem atempadamente para o Estádio Municipal de Braga”. Helena Pires explica que será feita “uma revista minuciosa por parte da segurança privada com a supervisão da segurança pública” antes das pessoas entrarem no recinto desportivo.
No que diz respeito à organização das forças de segurança, Pedro Colaço, super-intendente da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Braga, adianta que está planeado “um dispositivo policial da PSP com o número de efectivos que habitualmente é utilizado em jogos com estas características [de risco elevado]”, sem revelar a quantidade de agentes envolvidos.
A operação reúne a Unidade Distrital de Informações Desportivas, equipas de intervenção rápida, de prevenção e reacção imediata, de investigação criminal e de trânsito, que serão “reforçadas pela Unidade Especial de Polícia, nomedamente com o Corpo de Intervenção e com o Grupo Operacional Cinotécnico”.
* com Elsa Moura
