Joaquim Barreto pede consenso para fortalecer o PS no distrito em 2021

Em 2021 há dois actos eleitorais, presidenciais e autárquicas, e Joaquim Barreto apela ao consenso interno para fortalecer o Partido Socialista no distrito de Braga. Depois de um fim-de-semana de congresso distrital em Celorico de Basto, o presidente da Federação realçou a participação dos militantes nas diversas intervenções digitais e presenciais.

“Foi um congresso muito participado com intervenções com um carácter mais construtivo, outras mais de uma óptica não tão construtiva, mas dado o número e qualidade das intervenções o balanço é muito positivo”, disse.

Entre os assuntos debatidos constaram a reforma da descentralização, a nova reforma das freguesias, a diversidade do território e a mobilidade no quadrilátero urbano.

Joaquim Barreto defende agora que se encontrem as sinergias necessárias em que “num ambiente de consenso e pluralidade o PS continue a crescer como no último mandato, fortalecendo-se para a afirmação do distrito e preparando “os dois combates eleitorais”.

À porta de dois actos eleitorais, o presidente da Federação socialista de Braga aguarda as linhas orientadoras do partido para as eleições presidenciais.


“A Direcção nacional, num diálogo com a concelhia de Braga, irá encontrar a pessoa que melhor se enquadra para ganhar as eleições”

Sobre as eleições autárquicas, Joaquim Barreto disse também estar preparado para receber as propostas das concelhias socialistas e discutir depois com o PS nacional “numa relação de diálogo, para encontrar os melhores candidatos e obter o maior número de vitórias no distrito”.

Questionado sobre a situação concreta do município de Braga em que o presidente da comissão política concelhia, Artur Feio, já manifestou disponibilidade para ser o candidato, e em que o militante Hugo Pires, antigo vereador e actual deputado na Assembleia da República, também disse estar disponível para o partido em 2021, Joaquim Barreto respondeu que a comissão política “vai ter a sua palavra e vai ser ouvida”. 

“A concelhia que apresente nomes e depois a direcção nacional, num diálogo com a concelhia irá encontrar, no entender deles, a pessoa que melhor se enquadra para ganhar as eleições e fazer uma disputa eleitoral que vá de encontro aos anseios dos eleitores de Braga”, afirmou.

No Congresso deste fim-de-semana foram ainda eleitos os dirigentes para os três órgãos. Luís Soares continua a presidir à mesa depois de derrotar a lista de Ricardo Costa. Já Hugo Sampaio tem a seu cargo a comissão de fiscalização económica e financeira.

A Comissão de Jurisdição continua a ser presidida por Alexandre Maciel. 

Palmira Maciel, por seu turno foi reeleita Presidente do Departamento das Mulheres Socialistas .

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv