João Granja lamenta resultado da “pessoa mais capacitada”, mas não tem dúvidas no voto de 8 de fevereiro

O social democrata falou com a RUM sobre os resultados das eleições presidenciais, comentou o que pode ter falhado na campanha e declarou o voto em António José Seguro no dia 8 de fevereiro.

O presidente da comissão política concelhia do PSD Braga, João Granja assume “alguma surpresa” e “tristeza” com o resultado alcançado por Luís Marques Mendes nas eleições presidenciais de domingo, que ficou em quarto lugar e muito longe de uma votação que permitisse a passagem à segunda volta. Na ótica de João Granja, “Marques Mendes era a pessoa mais capacitada e mais preparada para desempenhar aquela função”, mas agora diz que o PSD “não pode deixar de constatar esta realidade e respeitar o veredicto popular”.

O social democrata admite que com quadros do PSD dispersos por outras candidaturas, nomeadamente as de Gouveia e Melo e de Cotrim Figueiredo, esse elemento contribuiu para a perda de votos no candidato apoiado pelo PSD, ainda que reconheça que algum eleitorado social democrata possa ter optado por António José Seguro e André Ventura. “

Na ótica do presidente da comissão política concelhia do PSD, o desenrolar da campanha acabou também por não deixar espaço “para colocar em contraste as características, a substância e a preparação, até intelectual e política de cada um dos candidatos em confronto”. Sublinhando precisamente esse registo muito diferente de campanhas anteriores, assume que terá sido mais um elemento a prejudicar Marques Mendes nas presidenciais.

Questionado sobre a decisão de Luís Montenegro de desvalorizar o repto lançado na última semana de campanha por Cotrim de Figueiredo, João Granja afirma que o pedido de apoio ao PSD foi “uma perfeita estupidez, um número político” do candidato apoiado pela Iniciativa Liberal (IL). “É o Cotrim de Figueiredo no seu melhor, ele na corrida de São Silvestre aqui em Braga tentou apropriar-se da pistola que dá a partida para ser ele a dar a partida, furou o protocolo do evento para tentar dar nas vistas. Isto é Cotrim de Figueiredo, e isto é o tipo de situações que assistimos durante a campanha, que é um misto de ridículo e de tentativa de criar factos e dinâmicas que não têm a ver com a substância e com o debate que deve ser feito à volta das funções presidenciais, mas são, de facto, os aspectos que muitas vezes prevalecem e que dão notoriedade aos candidatos”, lamenta.

Desde a noite de domingo que se somam figuras do PSD e de outros partidos políticos à direita a declarar o voto em António José Seguro, mas o líder nacional do partido optou por não dar qualquer indicação. Ainda que muitas figuras, sobretudo de forças partidárias à esquerda, coloquem em causa a estratégia do também primeiro ministro, João Granja sai em sua defesa, lembrando que Montenegro está “numa posição delicada e complexa de quem tem de governar o país”. 

Mas quanto ao voto da segunda volta, o eleitor João Granja não tem dúvidas.

“Isto é o João Granja individualmente a refletir e a falar aqui com a Rádio Universitária: nós temos aqui três grandes blocos de eleitorado, há, digamos, à esquerda do PSD, o eleitorado socialista com o apoio da extrema-esquerda, temos o PSD numa ótica moderada ao centro e temos à direita, digamos, a extrema-direita populista e radical, o Ventura. (…) Sim, claro, eu vou votar seguramente e o cenário que se me coloca é simples, quer dizer, à direita tenho uma candidatura radical e populista de alguém cujas características não nos conferem segurança para o desempenho da função que está em causa. Do outro lado temos um socialista moderado, que eu até conheço pessoalmente há muitos anos, que me parece uma pessoa responsável e qualificada, razão pela qual não tenho dúvidas de qual será a minha opção”, anunciou.

Os resultados da primeira volta das eleições presidenciais no concelho de Braga:

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Campus Verbal
NO AR Campus Verbal A seguir: Ficha Tripla às 21:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv