João Ferreira. O candidato apoiado pelo PCP que se apoia na Constituição

É conhecido como o candidato da Constituição da República Portuguesa. Seja por ter assumido que gosta dessa designação ou por invocar não raras vezes o documento durante os debates, João Ferreira promete seguir à letra aquilo que são os princípios lá explanados caso seja eleito Presidente da República.

Depois do pior resultado de sempre com Edgar Silva, 3,95%, em 2016, o PCP apoia desta vez um candidato com maior notoriedade, que atualmente ocupa o cargo de deputado europeu e é vereador sem pelouro na Câmara Municipal de Lisboa.

Como é apanágio do seu partido, algumas das principais medidas defendidas por João Ferreira prendem-se com o setor laboral, referindo que parte para esta candidatura com o objetivo de “combater as injustiças sociais”, promovendo “o direito ao trabalho e o emprego com direitos”.

Além destas palavras proferidas no dia em que anunciou a candidatura, o comunista de 42 anos mostra-se também um defensor do Serviço Nacional de Saúde como pilar da democracia ou da causa ambiental.

Por outro lado, uma das suas maiores preocupações é “o crescimento da extrema-direita”, criticando aí, por exemplo, a atuação de Marcelo Rebelo de Sousa ao permitir, nos Açores, uma coligação em que o Chega é parte interessada.

De acordo com as sondagens, as intenções de voto em João Ferreira oscilam entre os 2,6% e os 7,5%, lutando pelo quarto lugar com Marisa Matias e aparecendo atrás de Marcelo Rebelo de Sousa, André Ventura e Ana Gomes.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv