João Espregueira-Mendes é o primeiro português a presidir a Sociedade Mundial de Traumatologia Desportiva

O professor catedrático da Escola de Medicina da Universidade do Minho (UMinho), João Espregueira-Mendes, foi eleito, esta segunda-feira,presidente da Sociedade Mundial de Traumatologia Desportiva (ISAKOS) para o período 2025-27. A votação que, decorreu no congresso da ISAKOS, juntou mais de 3000 participantes de 114 países, em Munique, Alemanha.
O docente, que é também investigador do laboratório associado ICVS/3B’s e do Centro de Microssistemas Eletromecânicos (CMEMS), tornou-se o primeiro português e ibérico a liderar a principal sociedade mundial da área, após ter presidido à homóloga da Europa – a Sociedade Europeia de Traumatologia Desportiva, Cirurgia do Joelho e Artroscopia (ESSKA) – entre 2012 e 2014.
Para o professor, a eleição foi “um orgulho e uma honra enormes”, uma vez que o cargo suporta, a cada dois anos, uma nova representação entre os cinco continentes e, portanto, um europeu é eleito de dez em dez anos.
O médico sublinhou, ainda, a importância deste marco para a medicina lusófona, esperando abrir portas às novas gerações e reforçar o papel de Portugal na vanguarda da medicina desportiva.
