João Cerqueira apresenta em Viana a obra ‘Perestroika: olho por olho, dente por dente’

João Cerqueira apresenta esta quarta-feira, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, a obra Prestroika: olho por olho, dente por dente.
O livro de ficção histórica passa-se num país imaginado pelo escritor, e surge impulsionado pela queda do muro de Berlim. À RUM, o escritor, natural de Viana do Castelo, fala num livro “com duas partes”, um romance que aborda a transição para a democracia no regime de leste, a partir de um país imaginário. “A primeira é durante o regime ditatorial onde há uma série de abusos e de vítimas, de pessoas que são enviadas para campos de concentração. P tema da pedofilia é também um tema deste livro”, começa por explicar. Na segunda parte há “um ajuste de contas, de vingança, onde as vítimas de abusos sexuais vão tentar vingar-se dos seus abusadores”.
Um livro que inclui “ascensão e queda, luta pelo poder e vingança” assim como “possibilidade de redenção”.
À RUM, o escritor de Viana do Castelo com vários prémios arrecadados ao longo da sua carreira, assume que a obra Perestroika tem sido muito elogiada pela comunidade literária. “As críticas têm sido muito boas em Portugal e lá fora”, refere, com a obra finalistas em dois concursos internacionais. Entretanto está a ser preparado o lançamento da obra em Espanha.
