Joana Sá apresenta novo solo para piano e eletrónica no gnration

A pianista Joana Sá apresenta, esta sexta-feira, no gnration, em Braga, o novo solo para piano e eletrónica ‘Corpo-escuta/ A body as listening’. Trata-se do mais recente fragmento de um projeto multidimensional composto por um livro, editado pela Sistema Solar/Teatro Praga, uma instalação virtual, que pode ser visitada aqui, uma conferência-performance e um disco, editado pela Clean Feed.
‘A body as listening – resonant cartography of music (im)materialities’ é um “projeto fragmentário com múltiplos outputs em que cada um deles é autónomo, mas relacionam-se entre si”.
Com um trabalho marcado pela experimentação e pela procura de diferentes formatos artísticos, Joana Sá explora a relação entre o corpo e a escuta, a ressonância e a vibração. “O projeto está também relacionado com o meu doutoramento e é um trabalho de reflexão e investigação em torno da minha prática musical e artística”, conta a artista à RUM.
De acordo com a pianista, “são vários formatos que são explorados de uma forma pouco convencional e que abordam a questão do tema do corpo na música e do seu papel”. Procura, acrescenta, “desconstruir a ideia de que a música é só uma coisa inefável e etérea”. Além de musical, trata-se de um espetáculo “sensorial”. “É um espetáculo também sobre essa relação dos corpos presentes e acho que é uma experiência intensa”, considera.
O espetáculo acontece esta sexta-feira, às 21h30, na blackbox do gnration, em Braga.
