Já arrancou a Start Point Summit com mais de 800 oportunidades de emprego

Já está a decorrer a 15ª edição da Start Point Summit organizada pela Associação Académica da Universidade do Minho. São esperados mais de 2 mil participantes, nesta mostra que conta com 70 empresas, startups e entidades com perto de 800 oportunidades de emprego e estágios.

A sessão de abertura contou com a presença da presidente da AAUMinho, Margarida Isaías, e do pró-reitor para a Avaliação Institucional e Projetos Especiais, Guilherme Pereira. Seguiu-se uma mesa redonda sobre “O direito de ser esquecido”, onde o objetivo, de acordo com a representante dos estudantes, passa por “apurar o sentido crítico dos alunos”, a título de exemplo, em relação às redes sociais. Além da mostra empresarial, está prevista, para a parte da tarde, uma iniciativa de “speed interviews”.


Para a presidente da AAUMinho, a Start Point Summit é já “um marco na vida dos estudantes da UMinho”, mesmo os que acabam de chegar à instituição de ensino superior. Para a representante estudantil esta é a oportunidade de contactarem de perto com as entidades empregadoras e conhecerem melhor a sua missão e atuação. 

O pró-reitor, Guilherme Pereira, aproveitou o momento para divulgar as iniciativas que contarão com alumni da academia minhota, nomeadaemnte, o ´Mentoring Point` e o ´Speed Mentoring`. 

Em parceria com a Startup Braga, está a decorrer uma espécie de programa de mentoria. Segundo Andreia Peixoto, Diretora de Emprego e Empreendedorismo, existem alguns alunos do primeiro ano a participar na iniciativa com a intenção de desenvolver “uma plataforma de apoio de estudos”. A ideia é simples, disponibilizar materiais de estudo. O grupo é composto ainda por estudantes de medicina, economia, entre outros. “São várias as ideias mas só teremos três vencedores”, refere. 

Tiveram início no dia 3 e irão culminar amanhã, 18 de outubro, as formações promovidas pela AAUMinho. Para Jorge Silva, Diretor de Formação, esta é uma forma de preparar os alunos para os primeiros contactos com as entidades empregadoras.


“Desenvolvemos formações no sentido de preparar os estudantes para este primeiro contacto com as empresas. Tivemos formações no âmbito de LinkdIn e CV, preparação para entrevistas e aprender a comunicar com um recrutador. Acredito que quem participou neste nosso programa, está muito mais preparado para participar nas atividades da Start Point Summit”, afirma.

Todo o programa pode ser consultado nas redes sociais do evento ou através da aplicação.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv