Itinerarium. O projeto que quer desafiar os bracarenses a perderem-se pelo seu património

Braga vai desafiar os bracarenses a perderem-se, vivenciarem, experimentarem e a recordarem o património bimilenar da cidade. Esta é a missão do projeto ´Itinerarium – Conhecer Braga pelo património`, apresentado esta quarta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com curadoria científica de Marta Lobo de Araújo, docente do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.

Nos próximos quatro meses, serão dinamizadas quatro visitas guiadas gratuitas subordinadas aos temas: cidade perdida, cidade recordada, cidade vivida e cidade experimentada, de modo a mostrar a pluralidade cultural da cidade. Todas as sessões e visitas serão dinamizadas ao sábado pelas 10h00. A entrada é gratuita, mas carece de inscrição prévia através de cmbcultura.eventbrite.com.

A primeira visita, já este sábado 16 de setembro, inserida no programa da Braga Barroca, será dedicada ao tema “Cidade Vivida” – ‘O legado Barroco’. A sessão de história local e visita guiada irá decorrer na Igreja da Misericórdia, tendo como oradoras convidadas Sandra Saldanha (FLUC) e Manuela Machado (CIMMB).

O projeto surge no âmbito da estratégia cultural Braga 2030. Para o presidente do Município de Braga, Ricardo Rio, o ´Itinerarium` chega para “desafiar os bracarenses a olhar com outros olhos para o património da cidade”.

“A pluralidade de estilos arquitectónicos, a multiculturalidade e as diferentes dimensões culturais, sociais e económicas reflectem-se no património da cidade, material e imaterial, bem como nas suas histórias associadas. É neste contexto que se propõe o programa Itinerarium”, explicou o edil.

No dia 28 de outubro, o tema será “Cidade Experimentada” – ‘Património Musical Bracarense’, decorrendo na Igreja da Penha de França, com a participação de Elisa Lessa (UMinho).

Em novembro, dia 18, o tema será “Cidade Perdida” – ‘Falando de alminhas’, tendo como ponto de partida a Igreja de S. Vítor, com Aida Mata, licenciada em História e investigadora na área de temáticas do Património e da Museologia.

A 16 de Dezembro, o projecto debruça-se sobre a “Cidade Recordada” – ‘A consoada na região de Braga’, tendo como ponto de encontro o Museu dos Biscainhos e como convidada Anabela Ramos (Universidade do Minho).

O conhecimento de espaços, monumentos e tradições através do ´Itinerarium` está já garantido para 2024.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Breaks Lda
NO AR Breaks Lda A seguir: Music Hal às 02:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv