Irão lança mais de 20 mísseis contra bases militares dos EUA no Iraque

Pelo menos 22 mísseis foram disparados contra bases militares no Iraque onde estão estacionadas tropas norte-americanas.
Trump garante que “está tudo bem” e promete falar esta manhã.
O conflito entre o Irão e os Estados Unidos subiu de tom depois da morte do general Soleimani a 3 de Janeiro. Nos últimos dias, o mundo tem assistido a vários ataques violentos e ameaças que fazem prever uma guerra entre os dois países. Vários líderes mundiais deixaram apelos de contenção, mas a sede de vingança fez-se ouvir nas ruas do Irão.
Mesmo depois dos avisos deixados por Donald Trump e Mike Pompeo, o país decidiu atacar duas bases aéreas norte-americanas no Iraque, deixando o mundo de olhos postos no Médio Oriente.
No espaço de meia-hora, o Irão lançou 22 mísseis contra duas bases iraquianas, em Ain Assad e Arbil, utilizadas pelo exército norte-americano, numa operação de vingança pela morte do general iraniano Qassem Soleimani.
O ataque foi anunciado pela televisão estatal do Irão e confirmado pelo Pentágono e por fontes da polícia e do exército do Iraque.
Numa primeira reação ao ataque, o Presidente dos Estados Unidos disse estar “tudo bem” e prometeu falar ainda hoje sobre a situação. “Está tudo bem! Mísseis lançados do Irão para duas bases militares localizadas no Iraque. Avaliação das vítimas e danos materiais está em curso. Até agora, está tudo bem”, escreveu Donald Trump na rede social Twitter às 21:45 (02:45 em Lisboa).
SIC Notícias
