IP prevê lançar concurso do Nó de Infias em abril e obra arranca no final do ano

A Infraestruturas de Portugal (IP) prevê lançar o concurso público para a obra do Nó de Infias, em Braga, “ainda no mês de abril”. Contactada pela RUM, a IP esclarece que “está a envidar todos os esforços para iniciar os trabalhos até ao final do ano”, sendo que “a intervenção tem um prazo de execução de 22 meses”.
A informação surge já depois de o Governo ter definido, em Conselho de Ministros, libertar 15 milhões de euros, entre 2025 e 2028, para a “empreitada e aquisição de serviços”.
Segundo a Resolução, já publicada em Diário da República, está previsto um investimento de meio milhão de euros ainda este ano, seis milhões em 2026, sete milhões no ano seguinte e 1,5ME em 2028 (acresce, se aplicável, o imposto sobre o valor acrescentado, à taxa legal em vigor).
O Governo determinou que a IP “desenvolva as ações necessárias à execução das seguintes intervenções de adaptação e requalificação” do Nó de Infias, estando autorizada a “assumir os encargos plurianuais e a realizar a despesa necessária à implementação do projeto”.
O processo depende ainda do parecer do IMT, sobre o acordo de execução, que deve estar concluído até ao final desta semana.
Se a obra iniciar ainda este ano, o prazo apontado pelo autarca Ricardo Rio para a conclusão da mesma, 2027, ainda pode ser cumprido. O projeto prevê a redução de 98% do tráfego automóvel, menos 4 km de filas de trânsito, mais segurança, menos ruído e 95% de fluidez das horas de ponta.
