Investimento no BioMedTech Hub passa de 6,1 para 7,5ME

Comparticipação da Câmara de Braga ao projeto aumenta 1,7ME. Centro de valorização e transferência de tecnologia estará concluído em 2028.

O BioMedTech Hub vai custar ao município de Braga mais 1,7 milhões de euros (ME) face ao investimento inicial previsto, passando a comparticipação financeira de 3,5 para 5,2 ME.

O centro de valorização e transferência de tecnologia vai ser construído no terreno contíguo ao parque de estacionamento do Forum Braga e a sua conclusão está prevista para 2028.

A adenda ao contrato foi aprovada, em reunião do executivo, esta segunda-feira, com a abstenção dos vereadores do movimento independente Amar e Servir Braga, da Iniciativa Liberal e do Chega.

O administrador da InvestBraga explicou, aos partidos da oposição, o que motivou este aumento. O período de seis meses para o concurso foi considerado “manifestamente curto para a exigência do aviso”, que acabaria por ser republicado pela CCDR-N. “Considerando o investimento máximo total do FEDER de 4 milhões de euros, com uma taxa máxima de financiamento de 65%, apontou-se para um montante máximo, portanto, mais 35%, que daria cerca de 2,1 milhões de euros, mais IVA, que dava a comparticipação de 3,5 milhões no contrato de mandato. Durante este período foi possível receber o mapa dos investimentos e o custo total que o projeto podia ter e foi obrigatório fazer esta revisão em alta do custo”, detalhou Luís Rodrigues.

Em causa está uma atualização do investimento total de 6,1 para 7,5 milhões de euros, “que se reflete num ajuste no contrato de mandato de 1,7 milhões de euros”.  

Chega critica localização

Filipe Aguiar, vereador do Chega, considera que “faria mais sentido concentrar esta estrutura nas imediações da UMinho, Hospital ou INL, construindo um verdadeiro corredor tecnológico em torno do campus”.

“Acho que a localização é um erro de casting, porque vamos criar uma pressão enorme numa área que já tem pressão diária”, acrescentou.

Quanto a esta questão, o presidente da Câmara, João Rodrigues, desvalorizou a localização, desde logo porque, no seu entender, “com as novas tecnologias e facilidade de comunicação o projeto não perde valor”.

“A Câmara está a propor fazer o HUB num terreno que é seu. Não foi dada uma alternativa para se construir noutro local. Se houvesse, conhecendo o património municipal, seria sempre necessário adquirir terrenos a alguém, mas também não foi dito a quem, onde ou como”, denotou o autarca.

BioMedTech Hub será construído junto ao Forum Braga numa área de 4500 m2

O BioMedTech Hub será um centro de valorização e transferência de tecnologia, focado na investigação aplicada, inovação e incubação de startups tecnológicas nos domínios da saúde, bioengenharia e biotecnologia, promovendo a validação pré-comercial de soluções disruptivas.

Com mais de 4500 metros quadrados distribuídos por três pisos, este será um espaço preparado para o apoio à investigação e desenvolvimento e à experimentação tecnológica, possibilitando a incubação, aceleração e scale-up de start-ups tecnológicas. Contará com 22 laboratórios, 16 escritórios, seis salas de reunião (62 lugares) e um auditório com capacidade para 144 pessoas, criando condições para a instalação de cerca de 110 postos de trabalho altamente qualificados.

O BioMedTech Hub, que será construído no terreno contíguo ao parque de estacionamento do Foum Braga, irá ainda acelerar a transferência de tecnologia e valorização do conhecimento e a formação avançada e capacitação de recursos humanos.

A candidatura conta com a parceria estratégica da Universidade do Minho, Centro Clínico Académico de Braga, Instituto Ibérico de Nanotecnologia, Instituto Politécnico do Cávado e Ave – 2Ai, Instituto CCG/ZGDV e Associação Portuguesa de Bioindústria, além de algumas empresas.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv