Investigadora do ICVS quer identificar novos alvos terapêuticos para o cancro

‘Desvendar o papel do RKIP na modelação do microambiente tumoral em tumores sólidos’ é o nome do projeto de doutoramento da investigadora Joana Pinheiro do ICVS da Escola de Medicina da Universidade do Minho, que estuda a proteína RKIP como modeladora do microambiente tumoral através do metabolismo das células tumorais.
A investigadora foi uma das vencedoras das Bolsas R&D@USA da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. O apoio vai permitir desenvolver a investigação na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos da América. “É o reconhecimento do meu trabalho. Acredito que este estágio vai ser muito importante para o meu desenvolvimento como investigadora, mas também a nível pessoal pelo desafio”, revela à RUM.
De acordo com Joana Pinheiro, o projeto, que conta com a orientação da investigadora Olga Martinho, visa “estudar a proteína RKIP como modeladora do microambiente tumoral através do metabolismo das células tumorais que se encontram normalmente alterados em contexto tumoral”. A investigação “procura também identificar novos alvos terapêuticos que possam ser utilizados em combinação com terapias moleculares ou imunoterapias direcionadas, por exemplo, ao cancro do pulmão que é o meu principal foco”, acrescenta.
Joana Pinheiro enaltece ainda a importância destes apoios para a ciência pela “partilha de conhecimento, técnicas e experiências entre diferentes instituições”. “O estágio vai permitir aprender a aplicar técnicas que não seria possível em Portugal e desta forma enriquecer o projeto”, aponta.
