Investigadora do ICVS vence bolsa de 10 mil euros da Fundação Grünenthal

Diana Rodrigues, aluna de doutoramento no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da Universidade do Minho (ICVS), venceu a Bolsa de Jovens Investigadores em Dor 2022 atribuída pela Fundação Grünenthal. 


A entrega da Bolsa de Jovens Investigadores em Dor 2022 realizou-se no âmbito do Colóquio da Fundação Grünenthal, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a 18 de outubro. A Bolsa de Jovens Investigadores em Dor destina-se a apoiar a realização de projetos de investigação básica relacionados com a temática da dor.


“The Rostral Ventromedial Medulla As A Key Target Of The Maladaptive Response To Chronic Inflammatory Pain”, nome do trabalho, tem como obejtivo explorar as alterações celulares (neuronais e gliais), moleculares e eletrofisiológicas no tronco cerebral produzidas pela osteoartrose e obter respostas acerca de como a osteoartrose tem impacto na estrutura e função do RVM (medula rostral ventromedial), e se um tratamento farmacológico com recurso a antidepressivos pode melhorar ou modular estas alterações.


Através de uma série de técnicas comportamentais, histológicas e eletrofisiológicas, a investigadora pretendeu avaliar alterações na estrutura do RVM, no número e morfologia dos seus neurónios e células da glia, nos níveis de neurotransmissores e na resposta dos neurónios a diversos estímulos. A compreensão destes mecanismos permitirá ao desenvolvimento futuro de novas terapias que possam melhorar a qualidade de vida dos doentes com osteoartrose.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv