Investigador da UMinho conquista prémio internacional de engenharia estrutural 

Hélder Sousa, investigador auxiliar no Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Engenharia de Estruturas (ISISE), foi premiado com o ‘Early Career Prize’ atribuído pela Associação Internacional de Pontes e Engenharia de Estruturas (IABSE).  O prémio que receberá em mãos em novembro deste ano, em Zurique, na Suíça, reconhece o seu trabalho desenvolvido no campo da avaliação de risco e resiliência de estruturas e infraestruturas existentes.

Em entrevista à RUM, Hélder Sousa admite ser “uma honra” ser galardoado com o prémio. “Digamos que o próprio prémio é um prémio de carreira para um jovem até aos 40 anos. O próximo passo é tornar uma carreira após os 40 anos tão frutuosa quanto esta”, confessa.

O “Early Career Prize” foi criado em 1983 para honrar e encorajar um membro no início da sua carreira por realizações extraordinárias em engenharia estrutural. É concedido a um membro individual com idade até aos 40 anos.

Hélder Sousa, também docente do Departamento de Engenharia Civil na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, obteve a sua licenciatura, mestrado e doutoramento na UMinho e o seu principal tema de investigação atual inclui a fiabilidade e resiliência de estruturas e infraestruturas. 

O trabalho abrange análises probabilísticas e numéricas de estruturas existentes e já foi implementado em diferentes casos reais relevantes, como locais históricos da UNESCO, nomeadamente o Castelo de Guimarães e o Convento de Cristo, em Tomar.

O meu trabalho tem duas grandes componentes: uma delas é a avaliação de segurança e fiabilidade de estruturas e infraestruturas existentes, até mesmo ativos e infraestruturas críticas cívicas. Ou seja, avaliar o seu estado de condição e, com isso, tecer modelos preditivos para a sua gestão mais otimizada no futuro”, explica o engenheiro.

Hélder Sousa leciona em vários cursos de mestrado internacionais e publicou mais de 110 artigos científicos e técnicos, incluindo 47 artigos em revistas ISI, 8 não-ISI, 65 artigos de conferência, um livro e quatro capítulos de livros. É também presidente do IABSE TG 5.8 sobre “Resiliência de Estruturas Existentes” e coordenador técnico de vários projetos nacionais e internacionais que envolvem modelação de previsão e gestão de ativos rodoviários e ferroviários.

A IABSE destaca o perfil do investigador como sendo “um engenheiro no início de carreira que exibe o espírito da IABSE de ligação entre diferentes profissionais, sociedade e cooperação entre gerações, em benefício da sociedade, no campo da engenharia estrutural”.

A IABSE foi fundada em 1929 e opera a nível mundial em todos os domínios do planeamento, design, construção, manutenção e reparação de estruturas de engenharia civil. A missão da associação é promover a partilha de conhecimento e impulsionar a prática da engenharia estrutural em todo o mundo ao serviço da profissão e da sociedade.

Partilhe esta notícia
Maria Carvalho
Maria Carvalho

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sara Pereira
NO AR Sara Pereira A seguir: Carolina Damas às 17:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv