Intervenções no bairro das Enguardas estarão concluídas no verão

Entre abril e maio, a Bragahabit – Empresa Municipal de Habitação de Braga – vai dar início a intervenções no espaço público do bairro das Enguardas. A expetativa é que os trabalhos orçados em 71 mil euros estejam terminados este verão.
Recorde-se que a verba é redirecionada da candidatura para a requalificação do bairro já terminada.
Depois de auscultar a Associação de Moradores do bairro da Enguardas, o Município de Braga e a Junta de Freguesia de São Victor ficaram definidas as prioridades para a população. Desta forma, a BragaHabit irá começar por transformar a sede do Sporting Clube Leões das Enguardas que se encontra fechada desde o início da pandemia.
“Vamos transformar o espaço num local de apoio ao estudo, apoio á terceira idade, prática desportiva e fruição cultural com algumas intervenções que vão fazer no sentido de abrir o espaço ao público”, refere o administrador Carlos Videira.
No que toca ao polidesportivo, irá dar origem a um campo de street soccer vedado em todo o perímetro e a pensar nos mais pequenos será criado um jardim infantil.
De modo a aumentar a segurança da população, a BragaHabit vai reforçar a iluminação nas traseiras do Bloco F do bairro para tentar combater “focos de insegurança”.
Projeto “Viva o Bairro” irá dar resposta aos projetos dos moradores.
Trata-se de uma espécie de Orçamento Participativo e, segundo o administrador da BragaHabit, está ainda numa fase “embrionária”. Contudo, na próxima reunião mensal, a 30 de abril, da Assembleia de Moradores, a ideia passa por começar a desenhar o regulamento deste programa que pretende dar voz aos projetos dos moradores.
O responsável acredita que através desta iniciativa será mais fácil identificar problemas ou oportunidades. O programa “Viva o Bairro” integrado no orçamento da Câmara Municipal de Braga tem vista uma verba que ronda os 200 mil euros.
