Instituições de ensino superior vão ter 7,4 milhões de euros para encontrar quartos para estudantes

O Governo disponibilizou quase 7,5 milhões de euros para que as instituições de ensino superior possam ter mais camas a preços acessíveis para os estudantes deslocados, segundo um diploma publicado esta quinta-feira em Diário da República.
“A avultada despesa com o alojamento representa um dos principais entraves ao acesso ao ensino superior por parte dos estudantes que se encontram deslocados do seu local de residência. Acresce que falta de oferta de alojamento estudantil continua a sentir-se cada vez mais”, pode ler-se na publicação.
O Governo passa, assim, a autorizar a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) a realizar a despesa relativa ao pagamento das camas protocoladas entre as instituições do ensino superior e os estabelecimentos de alojamento dos setores público, privado e social, para os anos de 2024 e 2025 até ao montante máximo global de 7,4 milhões de euros.
Os encargos resultantes da despesa não podem exceder, em 2024, os 1,9 milhões de euros e, em 2025, os 5,5 milhões de euros.
Na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior ficaram colocados cerca de 50 mil alunos, sendo que segundo dados do ministério da Educação todos os anos há cerca de 120 mil jovens a estudar longe de casa, tendo por isso de arrendar alojamento.
