INL reúne especialistas em conferência online para combater a Covid-19

O INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia vai juntar diferentes especialistas na procura de ferramentas para combater a Covid-19.
Para isso, numa acção conjunta com os Governos de Portugal e Espanha, vai promover uma Conferência Online, a 26 de Maio, denominada “The Quest for Interdisciplinarity”.
O objectivo, explicou à RUM Jorge Fiens, é procurar “uma resposta conjunta para um desafio tão gigante como o que nos foi colocado pela Covid-19, através do cruzamento entre várias disciplinas científicas no sentido de a conseguir combater, seja na área de diagnóstico ou tratamento”.
Entre os convidados estarão os ministros portugueses Manuel Heitor e Ana Abrunhosa, Elvira Fortunato, vice-Reitora da Universidade Nova de Lisboa, Maria Manuel Mota, directora do Instituto de Medicina Molecular, Mónica Bettencourt Dias, directora do Instituto Gulbenkian de Ciência, Lars Samuelson, membro da Real Academia Sueca de Ciências, e o director de Unidade da DG RTD (Comissão Europeia), Renzo Tomellini.
“Para demonstrar exemplos de como as coisas têm funcionado bem, teremos também Dror Fixler, professor e director do instituto Bar-Ilan, de Israel, onde tem sido levado a cabo uma cooperação intensa que tem dado muito bons frutos, que pensamos que possa ser um exemplo não só para Portugal, como para o resto do mundo”, acrescentou Jorgen Fiens. Recorde-se que Israel é um dos países com mais sucesso no combate à Covid-19.
A sessão abordará quatro temas: A Perspectiva Ibérica; Como Podemos Trabalhar Juntos; Investigação e Desenvolvimento; O Papel da Indústria. A conferência está agendada para as 15horas de 26 de Maio e pode acompanhá-la aqui.
A participação é livre.
