INL lidera projecto europeu que junta PME’s e startups a grandes empresas

O INL (Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia), em Braga, vai liderar um projecto europeu, até 2023, que junta pequenas e médias empresas (PMEs) e start-ups a multinacionais. Pitcch é o nome do projecto, corporizado através desta plataforma online, que tem o objectivo de fazer com que as diferentes empresas encontrem soluções conjuntas para problemas comuns na área tecnológica.


O projecto arranca no início de 2021, momento no qual as multinacionais de diferentes sectores de actividade, oriundas não só de Portugal mas também de Alemanha e Holanda, submetem cinco desafios distintos, de cariz tecnológico, às PME’s e start-ups que se queiram candidatar ao projecto. No final, cinco PME’s e start-ups serão escolhidas e, além do trabalho conjunto com as multinacionais, receberão 25 mil euros cada uma, valor que servirá para, em seis meses, dar resposta ao desafio corporativo ainda desconhecido.


À RUM, Inês Costa, do departamento da comunicação do projecto, revela que “a ideia é que as grandes empresas abram as suas portas e apresentem desafios que sejam resolvidos de forma rápida”. A responsável explica que o projecto não quer fazer com as PMEs ou start-ups se tornem prestadores de serviços às grandes empresas mas antes quer desenvolver um “trabalho simbiótico”.

“O desafio é que as diferentes empresas encontrem aqui modelos de crescimento, novas oportunidades e produtos para o mercado”, esclarece.

Partilhe esta notícia
Pedro Magalhães
Pedro Magalhães

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv