Iniciativa ‘Tratar o cancro por tu’ pretende desmistificar a doença

‘Tratar o cancro por tu’ é o título escolhido para um ciclo de sessões lançado pelo Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup). Em cooperação com o i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, vai levar a seis cidades, incluindo Braga, conversas sobre diferentes tipos de cancros, com as presenças de especialistas de várias áreas médicas e cirúrgicas.

Em declarações à RUM, José Carlos Machado, membro da direção do Ipatimup, refere que o objetivo passa pela necessidade de “desmistificar e compreender o cancro”, considerando que há “um défice na literacia científica da população portuguesa”. 


Segundo o investigador, os cidadãos estão familiarizados com os conceitos associados à promoção da saúde e à prevenção do cancro, mas, “quando se trata de compreender o diagnótisco e de como um doente com cancro é tratado, a percepção é de que as pessoas sabem pouco”. “Muitas vezes passam por estes processos sem compreenderem verdadeiramente o que lhes está a acontecer”, complementa.

As sessões são moderadas por um jornalista, com a participação de diferentes especialistas. Para além disso, contam com a presença de um convidado menos especializado. de forma a representar a população e procurar dar às conversas “um cariz diferente e acessível”. Discutir as terapias mais recentes no combate ao cancro, simplificar conceitos e alertar para a necessidade do diagnóstico precoce são alguns dos temas abordados.

Braga vai receber a sessão sobre o cancro da mama já esta quinta-feira, pelas 18h30, no auditório do Centro de Juventude, e vai contar com os contributos de Manuel Sobrinho Simões, director do Ipatimup, e da investigadora Joana Paredes. Cristiana Lopes e Paulo Costa são os especialistas convidados e Rui Barbosa Batista, escritor de viagens, fará uma participação especial.

A iniciativa começou no Porto e até março vai passar por Coimbra, a 17 de fevereiro, Lisboa, a 3 de março, Vila Real a 17 de março, e Évora, a 31 de março.

As sessões são gratuitas, mas carecem de inscrição através do e-mail tratarocancroportu@gmail.com. As conversas vão estar disponíveis num podcast.

Partilhe esta notícia
Catarina Martins
Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sem Regras
NO AR Sem Regras A seguir: RAPresentação às 21:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv