IL promove manifestação contra encerramento da urgência de obstetrícia de Braga

A Iniciativa Liberal promove uma manifestação esta sexta-feira, em frente ao Hospital de Braga. O protesto, relacionado com os sucessivos encerramentos das urgências de obstetrícia e ginecologia, tem início às 18h00. A manifestação, que vai contar com a presença do deputado eleito pelo círculo de Braga, Rui Rocha, pretende sensibilizar para os problemas instalados no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Olga Baptista, do núcleo de Braga do partido, revela que a intenção é comprovar os problemas do SNS e exigir soluções rápidas e efetivas. “Pretendemos sensibilizar para o problema que está a acontecer no país. Esta manifestação pretende demonstrar que o SNS não está a funcionar, que temos urgência em resolver estes problemas e em criar um novo modelo para o SNS”, refere. “Precisamos realmente de mudanças estruturais e de procurar soluções que venham ao encontro das necessidades dos portugueses”, acrescenta.
Olga Baptista evidencia a situação pela qual as grávidas estão a passar e a necessidade de pressionar o Governo. “Estão a passar por uma fase complicada, ansiosas, receosas, porque não sabem se terão uma resposta atempada, se terão um bom acompanhamento ou para que hospital terão que se dirigir no momento em que necessitarem”, aponta.
Sobre a contratação de novos profissionais para o Hospital de Braga, a liberal considera uma necessidade, mas que se tratam de “medidas avulso” que não vão resolver os problemas. “Das 61 vagas que foram abertas para o serviço de obstetrícia e ginecologia, houve apenas 28 candidatos, ou seja, mais de 50% de vagas não foram ocupadas”, sublinha. “Isto demonstra o SNS que temos, como os recursos humanos funcionam e que os nossos profissionais de saúde não estão a optar pelo SNS por alguma razão”, explica. Para Olga Baptista “há uma falha muito grande que tem que ser repensada, refletida, com soluções verdadeiramente reformistas”.
