Ministério da Cultura apoia INAC em 480 mil euros

O Instituto Nacional de Artes do Circo (INAC) vai receber um apoio do Ministério da Cultura na ordem dos 480 mil euros. A estrutura, localizada em Vila Nova de Famalicão, viu ser aprovada a candidatura ao Programa de Apoio Sustentado 2023/2026, da responsabilidade da Direção Geral das Artes.

O organismo anunciou na sexta-feira os primeiros resultados da iniciativa, referente a três das seis áreas a concurso nas modalidades bienal e quadrienal, nomeadamente a dança, música e ópera e cruzamento disciplinar, circo e artes de rua. Ao todo, nestas três disciplinas, os jurados escolheram 74 entidades, entre as quais o INAC.


À RUM, Bruno Machado, presidente do instituto, especifica que se trata de um apoio válido para os próximos dois anos. “Concorremos a um valor de 240 mil euros por ano, ou seja, 480 mil no total, e que engloba todos os projetos que o INAC produz”, revela. Segundo o responsável, o objetivo é fazer duas criações por ano. “Uma criação de carácter grande, para grandes festivais, e uma de criação de sala, para um público mais acessível e de fácil transporte. Está também englobado um programa de residências artísticas para artistas nacionais e internacionais”, indica.

Para Bruno Machado trata-se do reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo instituto. “Este apoio traz uma sustentabilidade maior ao projeto. Dá-nos suporte para continuar o nosso bom trabalho que até aqui tem sido com muito esforço, muita dedicação, pouco dinheiro e muitas das vezes sem recursos. Este apoio vem dar uma lufada de ar fresco para conseguirmos dignificar um pouco mais tanto a parte dos artistas como a parte da produção e da programação”, refere.

Partilhe esta notícia
Catarina Martins
Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv