IN2PAST pretende colocar o património e as artes na agenda científica e política nacional

Promover a aproximação dos cidadãos aos museus, simplificar a linguagem e captar investimento privado para a recuperação de património. Estes foram alguns dos pontos abordados durante o segundo de quatro dias do 5º Encontro Nacional do Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território (IN2PAST).

A Universidade do Minho foi o local escolhido para acolher os cerca de 170 participantes provenientes de sete unidades de investigação.

À RUM, o presidente do IN2PAST, António Candeias, defende que os privados podem ter um papel “fundamental no mecenato científico e cultural”. O laboratório associado está a trabalhar no sentido de se tornar mais apelativo quer para as entidades públicas, quer para as entidades privadas, de modo a conseguir desenvolver projetos em comum.

Em 2025, o IN2PAST irá completar cinco anos de trabalho. O objetivo para o futuro passa por alargar a rede e assim criar um “ecossistema” IN2PAST, com maior presença na agenda científica e política nacional.

Intervir, Reconhecer, Cruzamentos disciplinares, Tecnologias, Pluralidades e Práticas colaborativas são os seis temas das sessões previstas no programa do evento. O modelo, sublinha a diretora do Lab2PT, Fátima Moura Ferreira, pretende estimular a “escuta ativa”.

“A grande preocupação foi cruzar as várias linhas do laboratório associado, mas em vez de os investigadores falarem a partir da sua zona de conforto, colocarem a sua experiência de investigação em intersecção com as outras linhas do IN2PAST”, refere.

Para além de uma partilha de conhecimento de forma holística e descentralizada, o evento conta com uma saída de campo, este sábado, ao laboratório vivo do lugar do Extremo, nos Arcos de Valdevez.

A investigadora integrada do Lab2PT, Rebeca Blanco-Rotea, é a responsável pela iniciativa que pretende compreender esta “paisagem muito singular”, nomeadamente, as fortificações da Guerra da Restauração.

A ação do IN2PAST já vai além-fronteiras, visto que inspirou a criação do IN2PAST Brasil. 

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sérgio Xavier
NO AR Sérgio Xavier A seguir: Sara Pereira às 15:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv