IMT já enviou à IP parecer positivo sobre obra no Nó de Infias

A Infraestruturas de Portugal recebeu, na quinta-feira, o parecer positivo do IMT sobre o projeto do Nó de Infias. Este era o passo que faltava para que as partes possam assinar o acordo e lançar o concurso público.

Se for um concurso público que decorra com normalidade julgo que em dois meses ou dois meses e meio poderá estar concluído. Espero que a obra possa começar em 2025”, havia dito à RUM, em fevereiro, a vereadora que tutela as obras públicas, Olga Pereira.

Recentemente, tal como a Universitária avançou, a ambição da IP é lançar o concurso público em abril e iniciar a obra antes do final de 2025, sendo que o prazo de execução é de 22 meses.

Recorde-se que o Governo definiu, em Conselho de Ministros, libertar 15 milhões de euros, entre 2025 e 2028, para a “empreitada e aquisição de serviços”.

O projeto, que esteve um ano e meio sem ver desenvolvimentos, está, agora, orçado em 11 milhões de euros. O objetivo passa por reduzir 98% do tráfego automóvel, menos quatro quilómetros de filas de trânsito, mais segurança, menos ruído e 95% de fluidez das horas de ponta.

Além disso, deverá ser criada uma ligação direta e sem conflitos para os movimentos Norte/Este e Oeste/Norte, através da execução de um viaduto bidireccional com cerca de 220m de extensão e 12m de largura. Paralelamente, serão reformuladas as ligações Sul/Norte e Este/Sul, de modo a minimizar as interferências entre correntes de tráfego. Desta forma, os movimentos principais passam a efetuar-se praticamente sem constrangimentos, o que permitirá também uma melhoria dos movimentos secundários, que deixam de ter os fluxos de tráfego principais a prejudicá-los.

A intervenção fará com que a atual rotunda desnivelada deixe de funcionar como tal, no seu quadrante sul, o que limitará o acesso a nascente para o tráfego proveniente do Lugar de Cabanas, que não poderá aceder ao futuro viaduto. Para contornar esta limitação, será criado um pequeno acesso à EN101, próximo das atuais instalações da ‘Volvo’.

O atraso total (soma do atraso de cada um dos condutores), de todos os veículos que circulam nas vias envolvidas, passará de cerca de 374h em 2021, para cerca de 76h em 2043, na hora de ponta da manhã, e de 507h (2021) para 27h (2043), na hora de ponta da tarde.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv