“Imagem Nua” promete um olhar diferenciador sobre o corpo 

“Imagem Nua” estreia esta sexta-feira, 1 de abril, na Blackbox do Gnration. A performance da autoria da estrutura de criação e investigação “BANQUETE”, que está sediada em Braga desde 2021, pretende trazer um olhar diferenciado sobre o corpo humano, trazendo a consciência da materialidade e essência da nossa constituição física.

A RUM conversou com o coreógrafo Júlio Cerdeira que sublinhou a importância da residência artística no espaço cultural bracarense para explorar condições técnicas da cor e sombra, elementos chaves desta performance. O espetáculo parte de um longo processo coreográfico iniciado em 2018.

A história de “Imagem Nua” é contada por dois interpretes que estão, segundo o artista, em “constante diálogo de construção um com o outro”.

A ideia, revela o coreógrafo, passa por procurar a “desantropomorfização do corpo” partindo das imagens dos corpos globulares dos amantes da antiguidade grega e das imagens de penumbra de Tanizaki, surgem corpos de transformação, conflito, fragmentação e assimilação, identidades mutáveis que se atraem e repelem a cada movimento que executam. A “Imagem Nua” dos corpos é a consciência da sua materialidade e essência, um despir progressivo numa paisagem de (re)modelação do corpo pelo corpo.

“Imagem Nua” tem estreia marcadapara as 19h00. A entrada é livre. A performance conta com o apoio do programa Garantir Cultura do Ministério da Cultura e do Ballet Contemporâneo do Norte como parceiro. 

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv