IL quer assinalar 150 anos da chegada do comboio a Braga com conferência e exposição

A Iniciativa Liberal quer assinalar os 150 anos da chegada do comboio a Braga. Por isso mesmo, propôs ao executivo liderado por Ricardo Rio “a realização de uma conferência” sobre “o passado, presente e futuro da ferrovia em Portugal”, onde possam participar Hugo Silveira Pereira (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa), José Manuel Lopes Cordeiro (Universidade do Minho) e João Cunha (Gestor e fundador da revista ferroviária Trainspotter).
Além disso, é também proposto pelos liberais uma “exposição de fotografias e documentos sobre o ramal de Braga, tanto da sua inauguração como da sua subsequente operação”.
O 150.º aniversário da chegada do comboio a Braga assinala-se no próximo dia 20 de maio.
Em comunicado, a IL destaca que “o ramal de Braga teve a oportunidade de ter sido a primeira empreitada ferroviária de Portugal projeta e construída inteiramente com recursos financeiros do Estado e know-how de engenheiros portugueses”. “Nas décadas seguintes, o caminho de ferro foi fulcral para o crescimento e desenvolvimento de Braga, fomentando a imprescindível mobilidade de pessoas, mercadorias e ideias”, acrescentam.
