IL Braga apela à celebração dos 150 anos da chegada do comboio à cidade

Foi em 1875 que a estação ferroviária de Braga entrou em serviço.  

A Iniciativa Liberal (IL) de Braga apela ao município que se assinale os 150 anos da chegada do comboio a Braga.

Em declarações à RUM, o deputado municipal da IL, Bruno Machado, refere que esta proposta já foi apresentada em reunião de executivo municipal.

“Entendemos que é um momento importante para a cidade assinalar, num ano em que somos Capital Portuguesa da Cultura. Ao consultar o plano de atividades e percebemos que não estava assinalado esta efeméride, entendemos que seria de fazer este apelo. O comboio tem sido o parente pobre da mobilidade, mas teve uma grande importância para a cidade”, refere Bruno Machado.

Bruno Machado acredita que foi através desta via de transporte que foi possível aproximar a cidade de outros pontos do país. “Trouxe uma revolução para a cidade, reduziu tempos de viagem, trouxe pessoas novas para a cidade e levou pessoas da cidade para fora”, conclui.


O presidente do município, Ricardo Rio, fala numa sugestão “bem-vinda” e concorda com a importância da ferrovia para o desenvolvimento da região. O edil confirma assim que serão recolhidas ideias e sugestões para a comemoração de vários momentos ligados à ferrovia.

“Como é sabido, estamos neste momento a fechar o processo de definição, com a IP, do traçado e da localização da nova estação para alta velocidade, e tal como foi a abertura da linha há 150 anos atrás, essa nova solução ferroviária será também ela muito impactante naquilo que serão as dinâmicas futuras deste território”, acrescenta.

Partilhe esta notícia
Maria Carvalho
Maria Carvalho

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sara Pereira
NO AR Sara Pereira A seguir: Carolina Damas às 17:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv