IE é a escola da UMinho com o corpo docente mais envelhecido

O Instituto de Educação é a unidade orgânica da Universidade do Minho com o corpo docente mais envelhecido. A garantia foi deixada pelo presidente da escola, Leandro Almeida, e confirmada pelo vice-reitor para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira, no 46º aniversário do IE, esta sexta-feira.
No último ano, 10 docentes decidiram aposentar-se. Durante a cerimónia foram homenageados quatro: Custódia Rocha, Manuel Sarmento, Almerindo Afonso e José António Fernandes. Números que preocupam Leandro Almeida, visto que nos próximos anos, esta que é uma das escolas fundacionais da UMinho terá de estar preparada para dar resposta à carência de professores a nível nacional.
“Este é um projeto que volta a ser estratégico para a Universidade do Minho e para o Instituto de Educação, assim que consigamos da parte do Governo os apoios necessários para retomar um projeto que tem os seus custos associados, na medida em que implica da parte dos estudantes a realização e supervisão de estágios”, alerta. Leandro Almeida frisa ser fundamental o rejuvenescimento do corpo docente, de modo da dar estabilidade ao projeto do IE.
Eugénio Campos Ferreira, vice-reitor para a investigação e Inovação, garante que a instituição está a “acompanhar o problema” do envelhecimento do corpo docente no IE. Neste momento, a UMinho aguarda pela prorrogação pelo Presidente da República do decreto de lei que irá possibilitar a abertura de concursos de promoção às categorias mais elevadas da carreira docente.
Já no que toca às propostas do IE para o UMinho Education Allience, o presidente explica que a ideia passará pela atualização de competências e formação de profissionais que carecem da mesma, nomeadamente, para lidar com crianças, jovens e idosos. O instituto já avançou com programas de intervenção nessas áreas em parceria com Misericórdias, autarquias e IPSS.
Aos microfones da RUM, o vice-reitor para a Investigação e Inovação declara que ainda este mês a instituição irá receber a primeira tranche relativa ao PRR, o que vai permitir que o UMinho Education Allience tenha início em janeiro do próximo ano.
Durante a sessão foi entregue o Prémio Almedina à estudante da licenciatura em Educação Básica, Paula Ribeiro.
