ICS vai lançar pós-graduação em Sustentabilidade Ambiental e Gestão de Risco

Depois da licenciatura em Proteção Civil, o Instituto de Ciências Sociais (ICS) está a preparar o lançamento de um curso não conferente de grau em Aprofundamento em Sustentabilidade Ambiental e Gestão de Risco. Esta é uma das quatro formações anunciadas no âmbito da Aliança de Pós-Graduação da UMinho – Competências para o Futuro, são elas: Competências transversais em comunicação, Paleografia e Diplomática e História e Património do Minho. O anúncio foi feito durante a cerimónia dos 46 anos da unidade orgânica.
À RUM, a presidente Paula Remoaldo fala em formações em que o ICS poderá dar importantes contributos, visto que tem especialistas nas diversas áreas em que pretendem lançar formações. No caso de História e Património do Minho as inscrições já estão abertas. No fundo, trata-se de atualizar conhecimentos, de modo a “proporcionar uma intervenção mais completa e sustentada” dos estudantes.
Em breve, a escola irá lançar o Concurso de Expressão Cultural e Artística ICS e a 7 de junho do próximo ano está prevista uma apresentação e balanço das mudanças e resultados conseguidos.
Outra das novidades diz respeito ao tão desejado Centro Audiovisual e Multimédia que está a nascer no Instituto de Educação. Um projeto com mais de 20 anos que está já em fase de finalização e será gerido pelo ICS. Os mais de 500 metros quadrados irão albergar diversas valências, uma das já anunciadas será um estúdio de televisão.
O vice-reitor para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira, aproveitou o momento para alertar para a importância do próximo ano, pois está prevista a avaliação dos centros de investigação. Essa auditoria traz novidades, uma vez que as verbas para os próximos cinco anos serão atribuídas de forma proporcional à dimensão dos centros, o que poderá ser vantajoso para aqueles que têm um número superior de investigadores não docentes.
Recorde-se que o ICS tem presença em quatros centros de investigação, sendo que a maioria dos investigadores estão presentes no Centro de Estudos Comunicação e Sociedade e no Lab2Pt que funciona em parceria com a Escola de Arquitetura, Arte e Design. O vice-reitor frisou ainda a presença de investigadores do ICS em polos de âmbito nacional no domínio da antropologia e ciências sociais.
Durante a cerimónia foi prestada uma homenagem ao docente recém-aposentado Albertino Gonçalves, responsável pela criação de vários mestrados nas áreas da sociologia e arte no ICS. A unidade orgânica distinguiu também o estudante da licenciatura em História, Fábio Santos, com o Prémio Almedina e Francisco Paiva como Voluntário do Ano.
