ICS sugere criação de um Observatório de história oral em Braga

O Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (ICS) ambiciona criar um Observatório de História Oral em Braga. A ideia foi partilhada, esta quarta-feira, durante a apresentação do projeto ´Itinerarium – Conhecer Braga pelo Património`.


Para a docente do Departamento de História, Maria Marta Lobo de Araújo, esta é uma possibilidade de documentar e partilhar conhecimentos da “cidade vivida ou perdida”. Um trabalho que pode ser feito com idosos, em lares e centros de dia, mas também junto de figuras ilustres do concelho, de modo a resgatar a memória histórica da cidade dos arcebispos e transmitir esse mesmo conhecimento para as gerações vindouras.

No próximo ano, será dinamizada uma sessão sobre o 25 de abril em Braga. Momento perfeito, de acordo com a docente, para abordar a resistência que partiu da cidade de Braga.

Porém, a docente defende que o potencial da cidade, a nível cultural, não se esgota nesta ideia. Maria Marta Lobo de Araújo sugere a criação de “exposições temáticas, cursos livres, oficias, workshops e atividades com crianças”. 

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv