ICS. Inscrições abertas para cursos de História/Património do Minho e Paleografia e Diplomática

Terminam esta quarta-feira, 16 de novembro, as inscrições para os cursos de História e Património do Minho e Paleografia e Diplomática. As pós-graduações estão inseridas na ‘Aliança – Competências para o Futuro”, um programa financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência. Os cursos serão dinamizados pelo Instituto de Ciências Sociais (ICS).
Todos os estudantes terão direito a uma bolsa de estudo, usando o mérito como critério. Para mais informações e concretização das inscrições pode aceder aqui.
A pós-graduação em História e Património do Minho irá decorrer em regime b-learning/pós-laboral. De acordo com a coordenadora do curso, Maria do Carmo Ribeiro, o objetivo geral passa por “proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre o contexto histórico e geográfico da formação do património; desenvolver a capacidade de formular e aplicar estratégias de divulgação e valorização do património cultural, de âmbito local, regional e transfronteiriço; bem como promover a educação para o património, com vista à adoção de práticas de salvaguarda que envolvam os residentes; proporcionar o conhecimento das instituições locais, nacionais e internacionais, que operam na área do património”.
Já o curso de Paleografia e Diplomática, que também será promovido em regime b-learning, irá distinguir-se pela estreita colaboração com o Arquivo Distrital de Braga/Universidade do Minho; Arquivo Municipal Alfredo Pimenta/ Câmara Municipal de Guimarães.
A formação destina-se a alunos que pretendam “desenvolver e aperfeiçoar os conhecimentos e capacidades de leitura e transcrição paleográfica e de análise diplomática. Esta última incide sobre a classificação e caracterização dos documentos históricos. No entanto, é igualmente indicado para quem não possua conhecimentos paleográficos”, explica Arnaldo Melo, coordenador do curso de Paleografia e Diplomática.
