Humberto Soeiro homenageado em exposição e conferência

As comemorações dos 50 anos do 25 de Abril da Comissão Promotora de Homenagem aos Democratas de Braga prosseguem, esta sexta-feira, com uma exposição e uma conferência dedicada ao advogado e opositor ao Estado Novo, Humberto Soeiro.

Humberto Soeiro começou por ser professor do ensino primário, mas foi afastado do ensino por motivos políticos. Posteriormente tirou o curso de Direito, tendo sido preso pela PIDE, em 1967. O seu escritório de advogados serviu de sede para os que se opunham ao regime. Durante a Ditadura dedicou-se a defender presos políticos nos tribunais plenários, tendo participado ainda, como candidato da oposição democrática, nas eleições de 1961, 1965 e 1969 para a Assembleia Nacional. Humberto Soeiro faleceu, em Braga, em 1999, com 77 anos.

 

A iniciativa terá lugar no Teatro António Fonseca da Escola Sá de Miranda. De acordo com Paulo Sousa, coordenador da comissão, a mostra contará com o espólio sobre Humberto Soeiro da Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Sá de Miranda, ao qual se junta a documentação cedida pela sua família, como, por exemplo, cartas.

José Manuel Mendes, Vítor Louro e Fátima Soeiro são os convidados oradores na conferência que contará com a moderação de Henrique Barreto Nunes e que servirá para “recordar a sua vida dedicada ao serviço público”. “Humberto Soeiro é uma das espinhas dorsais, entre muitos dos outros advogados que com ele comungavam esta necessidade pela libertação do país, que merece esta homenagem”, considera.

As iniciativas arrancam pelas 21h00.

Partilhe esta notícia
Catarina Martins
Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Espaço RUC às 07:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv