Human Power Hub quer apostar na divulgação para reforçar ligação com os bracarenses

Reforçar a estratégia de expansão do projeto e ressalvar a necessidade de promover o seu impacto social. São estes os objetivos traçados na sequência do sexto aniversário do Human Power Hub (HPH), assinalado esta sexta-feira.
A sessão, que decorreu no gnration, contou com as intervenções do presidente da autarquia bracarense, João Rodrigues, do diretor da Human Power Hub, Bruno Carvalho, e do administrador executivo da Braga Habit, Pedro Nascimento. Todos os discursos convergiram na intenção de celebrar o apoio que o projeto tem prestado à cidade de Braga.
Criado em 2020, o Human Power Hub é o Centro de Inovação Social de Braga, assumindo-se como uma plataforma de apoio à aceleração e incubação de ideias empreendedoras orientadas para o impacto social.
Em seis anos de atividade, lançou 18 Programas de Aceleração que permitiram o apoio a 126 projetos. Daí, surgiu um acompanhamento a 250 pessoas.
São números lançados pelo diretor do projeto, Bruno Carvalho, que caracterizou como positivo o último ano de atuação.
Os olhos voltam-se, contudo, para o futuro. O responsável apontou para o contacto com as escolas e com empreendedores sociais como objetivos fundamentais para que o efeito comunitário seja reconhecido em todo o concelho. Reconheceu, contudo, que “comunicar impacto social é difícil”, mas que traduzir a intervenção na comunidade em números será a abordagem.

Bruno Carvalho apelou ao apoio das empresas, do setor público e da sociedade civil para, em conjunto, encontrar soluções para os problemas que marcam a sociedade e, assim, alargar a rede de apoio da HPH.
Trabalhar com jovens e promover o empreendedorismo social são prioridades para os próximos anos, avançou o diretor à RUM.
Já o autarca bracarense, além de enaltecer o trabalho da HPH, caracterizou a aposta na divulgação do trabalho do Centro de Inovação Social de Braga entre a comunidade bracarense como prioritária.
“O trabalho na Braga é bem feito. O município compromete-se a apoiar o Human Power Hub para impulsionar o seu impacto social.”
João Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Braga.

João Rodrigues considera “natural” que os bracarenses se questionem sobre os projetos que merecem apoio orçamental da câmara, especialmente quando os desconhecem. É, por isso, uma “obrigação” da autarquia “dar respostas” que, neste caso, “convençam as pessoas que projetos como o Human Power Hub são para manter e para intensificar”.
Para Pedro Nascimento, administrador executivo da Braga Habit, divulgar o HPH é crucial, mas “não pode surgir a todo o custo”. À RUM, sublinhou que não se podem “criar perceções fabricadas”, nem “narrativas preconcebidas”, mas antes desenvolver “um trabalho de proximidade” com os bracarenses.
“Chamar as pessoas”, “tornar claro o que é difícil perceber” e demonstrar o trabalho que é feito permitirá, para o administrador executivo, consolidar a perceção das pessoas.
A celebração contou, ainda, com momentos culturais promovidos pela CERCI Braga, com o projeto Terra Crua, e com a atuação do Equilibrium Social Circus.
Através da capacitação de promotores e do apoio ao desenvolvimento de projectos inovadores, o Human Power Hub trabalha para dar resposta a desafios sociais emergentes.
*texto editado por Ariana Azevedo
