Human Power Hub cria programa de aceleração dedicado a negócios digitais

Aliar a vertente social à digital. Este é o objetivo do Tech4Good, lançado, esta quarta-feira, pelo Human Power Hub (HPH), tutelado pela empresa municipal BragaHabit. O programa é apoiado pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, em 150 mil euros.
Até 12 de janeiro está aberta uma call para serem escolhidos dez projetos, que, durante um ano, vão ser incubados e acelerados, no sentido de se tornarem numa ideia de negócio que possa ser implementada, pelo menos, no concelho de Braga. Além disso, os três melhores recebem prémios de 2.500, 1.500 e 1.000 euros.
Economia de impacto, empatia no problema social, ideação social do projeto, abordagem em social agile, prototipagem e financiamento são algumas das dimensões exploradas na formação de acompanhamento que vai acontecer durante esse período.
A intenção, segundo o administrador da BragaHabit, é que “os projetos tenham uma sustentabilidade para lá da sua participação no programa”. Assim sendo, Carlos Videira refere que é necessário “encontrar formas de alavancá-los” para que possam vingar, posteriormente, no mercado.
Também a participar na apresentação do Tech4Good – Programa de Aceleração para Negócios Digitais, a vereadora da Inovação e Coesão Social e vogal da BragaHabit, Carla Sepúlveda, fala numa “ferramenta fundamental”, com a finalidade de “aumentar o grau de competência das organizações”, sob o ponto de vista digital.
Já o vereador da Inovação Tecnológica e presidente do conselho de administração da BragaHabit, João Rodrigues, considera que os projetos que vierem a ser selecionados podem dar “uma resposta que tenha efetivas e reais consequências na vida das pessoas”, destacando o trabalho desenvolvido pelo HPH nessa matéria.
