Hugo Pires quer usar lucro das empresas para tornar transportes públicos gratuitos

O candidato do PS à Câmara de Braga quer usar o lucro das empresas para tornar os transportes públicos gratuitos.
Hugo Pires já tinha lançado o desejo de tornar os Transportes Urbanos de Braga gratuitos e esta sexta-feira, em conferência de imprensa, explicou a forma como o vai fazer.
Segundo o candidato socialista, os TUB geram anualmente uma receita própria de 6,5 milhões de euros através da venda de passes mensais, a qual, com a implementação da gratuitidade, deixaria de existir. Hugo Pires pretende responder a parte da diferença com 4 milhões de euros provenientes do imposto municipal da derrama.
“Queremos que seja a derrama a financiar toda a política de mobilidade do concelho. Quer isso dizer que os empresários vão saber onde é que essa taxa será investida”, esclareceu, acrescentando ainda que “quanto mais lucro as empresas gerarem, mais contribuirão para a política de mobilidade”.
Além da derrama, o PS tenciona responder à falta de receitas próprias dos TUB com 2,5 milhões de euros em três vertentes: “um milhão proveniente das verbas provenientes do estacionamento pago à superfície, 500 mil euros de publicidade nos autocarros e paragens, e mais um milhão [na poupança] da manutenção da rede viária”, explicou Hugo Pires, alertando ainda que a bilhética não ficaria reduzida a zero porque a gratuitidade se aplica às “pessoas que vivem e estudam em Braga”.
O candidato socialista vincou também a intenção de investir mais 2 milhões anuais para “melhorar e descarbonizar a frota” com recurso a “fundos comunitários”, lembrando que o Plano de Recuperação e Resiliência propõe “a descarbonização como prioridade”.
Para Hugo Pires, a gratuitidade dos transportes públicos resultaria em “redução do orçamento familiar”, “mais tempo e saúde” e “menor ruído nas ruas”.
Hugo Pires pretende extinguir empresa municipal dos TUB
De acordo com a lei º 50/2012 das finanças locais, uma empresa municipal é extinguida caso deixe de gerar mais de 50% de receitas, situação que o PS salvaguarda ao defender a “internalização dos serviços dos TUB na Câmara Municipal”.
Para Hugo Pires, o fim da empresa municipal dos TUB resulta apenas no “fim de um conselho de administração” e na transferência dos trabalhadores para o município.
Ainda de acordo com o candidato socialista, a extinção dos TUB tornaria viável, a breve prazo, a implementação da gratuitidade dos transportes.
“É possível. As empresas municipais antes existiam para retirar dívida dos municípios, hoje a dívida é toda consolidada, e percebemos que os transportes não têm de se auto-sustentar, são uma política pública”, afirmou.
Candidato deixa críticas a João Granja, do PSD: “A época dos dinossauros já lá foi”
O socialista deixou ainda críticas ao presidente do PSD de Braga. Quando o antigo deputado do PS à Assembleia da República lançou a ideia de tornar os transportes gratuitos, João Granja acusou-o de “impreparação“, lembrando que há um “contrato a dez anos para a exploração dos transportes”. Hugo Pires não deixou o social-democrata sem resposta.
“Temos de modernizar as cidades, que não podem andar para a frente com velhos do Restelo. Há pessoas agarradas a conceitos de desenvolvimento dos anos 80, como é o caso de João Granja, que depois não percebe como é que isto se implementa. A época dos dinossauros já lá foi”, ironizou.
